quinta-feira, 4 de abril de 2013

Entrevista: Vagazóide


Ele já tem quase 300 mil inscritos no Youtube e seus vídeos chamam a atenção do público sempre por serem sinceros, divertidos e por abordar assuntos considerados “polêmicos” para muitos. Para Lucas Caetano, o fundador do Vagazóide, o número de canais e de pessoas que produzem conteúdo hoje para a internet se profissinalizou, bem diferente de quando começou e ainda canais de internautas que emitiam opiniões sobre assuntos variado era novidade. “Todos os vlogs/canais hoje em dia são empresas. São verdadeiras produtoras de vídeo e o público se acostumou com a qualidade de produção que elas apresentam (qualidade de produção, não necessariamente de conteúdo). Acho que você ainda pode cultivar um público fiel com vídeos simples, mas hoje em dia é difícil você ascender no meio de tantos gigantes. Foi fácil quando eu comecei já que não tinha ninguém, se eu começasse hoje eu não teria público nem fodendo”. Veja a entrevista


-          Como surgiu a ideia do Vagazóide? Os vídeos começaram a fazer sucesso logo de cara? Achava que teria o sucesso que teve?
Sempre gostei de assistir vídeos independentes de gringos no Youtube e tinha esse sonho de começar algo. Já escrevia textos, fazia tirinhas, animações e outras manifestações de "humor" que não chamavam a atenção de ninguém e quando o PC Siqueira começou a gravar o Maspoxavida, resolvemos tentar esse negócio de Youtube. Não estávamos "copiando" ele, mas nos deu coragem de começar o nosso. Não seriamos os únicos fazendo isso. 
Não fomos publicados em nenhum blog roteador de conteúdo como a maioria dos vlogs de sucesso então a audiência foi crescendo aos poucos, não foi um susto. Todo mundo que faz vídeo acha que vai aparecer na tv e ficar famoso, quem fala que não está mentindo. Parte de mim achava que isso aconteceria, mas apenas como um sonho.  

-          Como define as temáticas do vídeo?
 No começo eu tentava abordar temas "atuais". Sempre que rolava um feriado eu achava que tinha que fazer um vídeo sobre ele. Tem um vídeo sobre o dia de Tiradentes pra tu ter uma ideia (quem se importa com esse feriado?)... Mas a gente fez. Depois eu comecei a simplesmente juntar piadas que eu criava ao longo da semana em uma espécie de monólogo linear abordando qualquer assunto, desde o mais banal até o mais relevante. Hoje em dia vejo dificuldade em discursar sobre temas banais, não sei porque. 

-          Os comentários dos vídeos são muito sinceros e irônicos? Acha que é isso que desperta a simpatia do público?
 É como se fosse uma apresentação de comédia, nem tudo ali é minha opinião real e nada é improvisado. Acho que o fato das pessoas acharem que faço tudo na hora demonstra que estou fazendo meu trabalho direito. Acho que o que atrai a simpatia do público é que de alguma forma eu os faço rir, talvez refletir um pouco, mas principalmente rir. Esse não é o motivo pelo qual as pessoas me assistem (afinal, eu não tenho como saber isso), mas é o motivo pelo qual eu faço vídeos.   

-          Qual é o público que assiste aos seus vídeos?
Não tem um perfil, mas acho que o "fã" mesmo é a pessoa que sabe rir de si mesmo. Alguma hora eu vou tirar onda com alguma coisa que o telespectador é/gosta e ele deve saber lidar bem com isso. Principalmente porque pra cada piada sobre um terceiro em um vídeo, tem tipo 5 piadas sobre mim mesmo.  

-          Há ainda espaço para o sucesso de produções caseiras no Youtube ou as produções estão se profissionalizando demais?
Difícil dizer, todos os vlogs/canais hoje em dia são empresas. São verdadeiras produtoras de vídeo e o público se acostumou com a qualidade de produção que elas apresentam (qualidade de produção, não necessariamente de conteúdo). Acho que você ainda pode cultivar um público fiel com vídeos simples, mas hoje em dia é difícil você ascender no meio de tantos gigantes. Foi fácil quando eu comecei já que não tinha ninguém, se eu começasse hoje eu não teria público nem fodendo.  

-          Como é o trabalho que vem realizando no Sony Spin? É muito diferente produzir conteúdo para TV?
A roteirizarão é diferente, passa por aprovações e obviamente tem algumas restrições no que eu posso falar. Isso não me incomoda, não acho que falar palavrões é necessário. É até mesmo um desafio agradável agradar uma audiência sem apelar pra baixaria. Eu faço tudo desde o roteiro até a edição usando sempre a mesma câmera, o mesmo programa e sem nenhum artifício profissional que geralmente usam na televisão. O cenário é simplesmente outro canto no meu quarto que não tem pôsteres de personagens protegidos por direitos autorais. É basicamente a mesma coisa.  

-          Pensa em produzir projetos para o futuro?Um novo canal ou conteúdo para TV?
Gostaria de produzir outros tipos de vídeos, mas vlog atualmente é a única coisa eu tenho condições de fazer. Claro que gostaria de fazer outras coisas como curtas, matérias na rua etc... Mas e o elenco, material de produção, e equipe? Não tenho nada disso e sou muito antissocial pra fazer parcerias com outras pessoas. Conteúdo pra TV... Eu to aqui pra o que me oferecerem, não depende de mim tomar a iniciativa, alguém teria que me chamar. Mantenho-me disponível pra qualquer mídia mas sem ficar sonhando e me iludindo. 

-          Quais canais e sites gosta de acompanhar na internet?
 Gosto muito do Jovem Nerd e de qualquer coisa que o Ronald Rios faça. De vez em quando vejo uns vídeos de culinária, mas de produção independente assim mesmo só isso. Não vejo quase nenhum vlog. 

-           Qual o segredo para um vídeo fazer sucesso na internet?
Se você quer fazer sucesso em massa simplesmente seja uma mulher peituda que paga de "nerd" (pra eles se apaixonarem), fala mal das coisas que ta todo mundo falando mal enquanto finge ser diferente da maioria. Adicione umas frases fofas escrotas pra galera colocar no tumblr, seja o mais irrelevante possível fazendo vídeos toda semana falando porra nenhuma e não se esqueça de fazer vídeos de "gameplay" enfatizando que você é uma menina que joga vídeo game e o quão raro é isso... Esse é o segredo pra fazer sucesso na internet.  

 Visite o Vagazoide no Youtube

3 comentários:

  1. EU ALEM DE VER OS VIDEOS PUBLICADOS NO CANAL VAGAZOIDE, EU TAMBEM GRAVO TODOS EM DVD, PARA MOSTRAR AOS AMIGOS..............

    ResponderExcluir
  2. O acompanho desde a época q eram vagazoides e mesmo com a saida de seu aparceiro o canal continuou no mesmo nível.. parabéns vc merece.. e merece também fazer mais videos e COM MAIS REGULARIDDE

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua entrevista, você está no caminho certo para ter uma carreira de sucesso.
    O canal está cada dia mais sendo visualizado isso significa, que seus videos são bons.

    ResponderExcluir